Blog

A tristeza depois do orgasmo

A tristeza depois do orgasmo

Já diziam os romanos: post coitum omne animal triste est” (depois do sexo, cada animal está triste). Queda de energia, choros, tristeza e culpa, melancolia… muitas são as pessoas que garantem sofrer esses sentimentos depois de chegar ao orgasmo. A ciência foi batizado como disforia postcoital e acontece com mais freqüência do que pensamos. Mas, quais são as causas desta comoção depois de um ato, supostamente, prazeroso?

Disforia pós-coito
Para a sexóloga Ruth González Ousset, é uma questão de educação e cultura. Muitas pessoas usam o sexo como uma forma de receber carinho. ERRO! O sexo é sexo, e o amor e o carinho são coisas diferentes”, explica a terapeuta de casal, para quem há muita gente que ainda não foi normalizado o ato sexual: eu os chamo pessoas Disney, ou seja, a mulher que procura seu príncipe encantado e o homem que procura a sua princesa”.

Geralmente, a disforia postcoital é um fenômeno que ocorre, sobretudo, aquelas sociedades que não têm uma educação sexual sólida e normalizada. Durante o ato sexual, florescem os beijos, carícias, arrumacos… tudo com um fim, chegar ao orgasmo. No entanto, em muitas ocasiões, atingido o clímax, tudo isso desaparece.” É aqui quando floresce o sentimento de frustração. Por isso, para a psicóloga, é muito importante a comunicação entre o casal Se você precisa de um abraço, deve obter este documento junto”, enfatiza Ousset.

Por outro lado, é esse sentimento de fracasso e desilusão após o sexo, por razões biológicas. Conforme explica o psiquiatra britânico Richard Friedman, a amígdala -a parte do cérebro que regula a ansiedade e o desassossego – deixa de funcionar durante a cópula. Quando esta acaba, volta a nos lembrar que os problemas ainda estão lá. Por isso que, nesse sentido, para Friedman, a disforia postcoital seria um efeito colateral de volta para a realidade biológica natural depois do clímax.

Sem distinção de sexos
Embora todos os estudos a respeito, de acordo com a terapeuta de casal, analisam esse fenômeno em mulheres (uma pesquisa, em 2004, publicada no International Journal of Sex Health estabeleceu que até 10% das mulheres sofriam de forma habitual) “a disforia postcoital não faz distinção de sexos”. Os homens também choram depois do sexo, o que acontece que socialmente a mulher lhe deu permissão para chorar e o homem não”, enfatiza. Ele também coloca que utilizar womax  pode diminuir essa sensação ruim pós sexo.

Manoel

Sou a mudança, a adaptação, a busca e a energia de transformar. Sou tudo e nada ao mesmo tempo. Sou introvertida e extrovertida ao mesmo tempo.

Sou nômade de mim mesma e tenho mais experiências marcantes que anos de vida. Mudei tanto desde que nasci que eu não sei dizer quem eu sou. Não consigo me definir pelo que já vivi. Gosto de viajar e descobri que esse é o meu jeito de aprender. Busco desaprender para aprender e deixo a história me ensinar.

Aprendo a lidar com as incoerências externas e com as minhas incoerências internas. Tenho milhares de formas de ser e de existir.

Back To Top